Como Fazer a Higienização usando aparelho?

Uma correta higienização dos dentes durante o tratamento ortodôntico deve ser dividida em 4 etapas.

Escovação dos dentes e gengiva com a escova tradicional

Faça movimentos circulares ou de “vassoura” partindo da gengiva em direção à borda dos dentes. Faça isso em todas as faces externas e internas dos dentes. Utilize sempre uma sequência para não se esquecer de limpar nenhuma região. Lembre-se, a escovação da gengiva é indispensável para mantê-la saudável e sem inflamações. Na região oclusal, que é aquela que você usa para mastigar, faça movimentos de vai-e-vem, sempre seguindo a mesma sequência.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos: Qual é o ideal para você?

A Ortodontia moderna oferece diversas opções de aparelhos para corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos da face, promovendo estética e função mastigatória adequadas. Conheça os principais tipos:

– Aparelhos Fixos
– Aparelhos Removíveis
– Aparelhos Funcionais
– Alinhadores Estéticos (Invisíveis)

Qual é o mais indicado para você?

Cada tipo de aparelho tem indicações específicas de acordo com a idade, a complexidade do caso e o estilo de vida do paciente. Agende uma avaliação com um ortodontista e descubra a melhor opção para conquistar um sorriso saudável e harmônico!

Tipos de Aparelhos Ortodôticos Fixos

Os aparelhos ortodônticos fixos são os mais frequentemente utilizados no tratamento ortodôntico. Indicados para o alinhamento e nivelamento dos dentes de pacientes jovens e adultos, permitem uma série de movimentos como abertura de espaços para próteses e implantes, fechamento de espaços decorrentes de perdas dentárias, correção de dentes desalinhados, melhora na projeção dentária e correção de falta de engrenamento entre as arcadas. 

O tempo médio de tratamento varia entre 2-3 anos, mas pode estender-se dependendo da gravidade do caso, idade do paciente e colaboração do mesmo. Este tipo de parelho é composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes por meio de resinas dentárias (as mesmas utilizadas para restaurações de dentes), e por um arco que serve de guia para a correção. Atualmente, existem no mercado dois tipos de aparelho fixo: os convencionais e os autoligados.

Aparelhos fixos convencionais

Neste caso, o arco do aparelho é preso aos bráquetes por meio de borrachinhas ou pequenos fios de aço. São utilizados na maioria dos tratamentos ortodônticos, exigindo manutenção mensal e cuidados especiais quanto a higienização, pois há um grande acúmulo de placa bacteriana ao redor dos bráquetes.

Aparelhos fixos autoligados

Composto por bráquetes com tecnologia avançada, dispensam o uso das borrachinhas que são substituídas por presilhas ou clips acoplados aos próprios bráquetes. Este sistema permite a obtenção de forças mais leves e fisiológicas, com tratamentos mais curtos e com menos sessões. As manutenções são mais espaçadas, em média a cada 3 meses. Apresentam a vantagem da higienização ser facilitada pela substituição das borrachinhas.