
Como Fazer a Higienização usando aparelho?
Uma correta higienização dos dentes durante o tratamento ortodôntico deve ser dividida em 4 etapas.
Escovação dos dentes e gengiva com a escova tradicional
Faça movimentos circulares ou de “vassoura” partindo da gengiva em direção à borda dos dentes. Faça isso em todas as faces externas e internas dos dentes. Utilize sempre uma sequência para não se esquecer de limpar nenhuma região. Lembre-se, a escovação da gengiva é indispensável para mantê-la saudável e sem inflamações. Na região oclusal, que é aquela que você usa para mastigar, faça movimentos de vai-e-vem, sempre seguindo a mesma sequência.

Escovação dos bráquetes com a escova ortodôntica
A escova ortodôntica, aquela com um sulco no meio, tem a função de limpar os bráquetes e fios.
Faça movimentos de vai-e-vem sobre o aparelho, limpando não apenas o centro do bráquete, mas também a parte superior e inferior dele.

Escovação das áreas mais difíceis
A finalização da escovação deve ser feita com escovas especiais, que irão fazer a “faxina” dos dentes.
A escovas interdentais e de tufo são ótimas para limpar as áreas mais difíceis, pois se adaptam perfeitamente aos contornos dos dentes e bráquetes. Faça movimentos circulares sobre cada bráquete, limpando toda a sua área, inclusive a borrachinha. Use a escova interdental para limpar entre os dentes.

Vantagem do uso do fio dental
O uso do fio dental é a última etapa.
Tipos de Aparelhos Ortodônticos: Qual é o ideal para você?
A Ortodontia moderna oferece diversas opções de aparelhos para corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos da face, promovendo estética e função mastigatória adequadas. Conheça os principais tipos:
– Aparelhos Removíveis
– Aparelhos Funcionais
– Alinhadores Estéticos (Invisíveis)
Qual é o mais indicado para você?
Cada tipo de aparelho tem indicações específicas de acordo com a idade, a complexidade do caso e o estilo de vida do paciente. Agende uma avaliação com um ortodontista e descubra a melhor opção para conquistar um sorriso saudável e harmônico!

Tipos de Aparelhos Ortodôticos Fixos
Os aparelhos ortodônticos fixos são os mais frequentemente utilizados no tratamento ortodôntico. Indicados para o alinhamento e nivelamento dos dentes de pacientes jovens e adultos, permitem uma série de movimentos como abertura de espaços para próteses e implantes, fechamento de espaços decorrentes de perdas dentárias, correção de dentes desalinhados, melhora na projeção dentária e correção de falta de engrenamento entre as arcadas.
O tempo médio de tratamento varia entre 2-3 anos, mas pode estender-se dependendo da gravidade do caso, idade do paciente e colaboração do mesmo. Este tipo de parelho é composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes por meio de resinas dentárias (as mesmas utilizadas para restaurações de dentes), e por um arco que serve de guia para a correção. Atualmente, existem no mercado dois tipos de aparelho fixo: os convencionais e os autoligados.
Aparelhos fixos convencionais
Neste caso, o arco do aparelho é preso aos bráquetes por meio de borrachinhas ou pequenos fios de aço. São utilizados na maioria dos tratamentos ortodônticos, exigindo manutenção mensal e cuidados especiais quanto a higienização, pois há um grande acúmulo de placa bacteriana ao redor dos bráquetes.
Aparelhos fixos autoligados
Composto por bráquetes com tecnologia avançada, dispensam o uso das borrachinhas que são substituídas por presilhas ou clips acoplados aos próprios bráquetes. Este sistema permite a obtenção de forças mais leves e fisiológicas, com tratamentos mais curtos e com menos sessões. As manutenções são mais espaçadas, em média a cada 3 meses. Apresentam a vantagem da higienização ser facilitada pela substituição das borrachinhas.

Alinhadores Estéticos
Os alinhadores estéticos também conhecidos popularmente como “aparelhos invisíveis”, são aparelhos termoplastificados a vácuo ou por pressão. Indicados para pacientes com más oclusões leves à moderadas são uma ótima opção para pacientes que já fizeram tratamento ortodôntico e apresentam pequenas recidivas, ou para pacientes adultos que não querem a estética do sorriso comprometida pelos bráquetes metálicos.
As vantagens do uso de alinhadores estéticos para os pacientes são inúmeras:
- estética, por serem quase invisíveis;
- fácil remoção, permitindo que o paciente remova o aparelho para alimentação;
- higiene facilitada, pois permite manter a escovação dental normalmente;
- conforto quando comparado ao tratamento ortodôntico convencional.
Além disso, os alinhadores estéticos não interferem na qualidade de vida do paciente durante o tratamento ortodôntico, reduzem o tempo de atendimento clínico e aumentam o intervalo entre as consultas.

Aparelhos Ortodônticos Removíveis
Os aparelhos ortodônticos removíveis também chamados de “aparelhos móveis” são normalmente indicado para crianças e são capazes de realizar pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).
São ainda normalmente usados como aparelhos de contenção ortodôntica, para manter os resultados obtidos com o tratamento ortodôntico fixo. Apresentam a vantagem de serem relativamente estéticos, quando comparados aos aparelhos fixos, permitem que o paciente se alimente sem restrições, além de facilitar a higienização dos dentes. Porém, como todo aparelho que pode ser removido pelo paciente, requer disciplina e a colaboração do paciente.

Aparelhos Ortopédicos Funcionais
São aparelhos normalmente removíveis e volumosos, podendo estar localizados dentro ou fora da boca. Os aparelhos ortopédicos permitem o tratamento de casos que apresentam problemas de desarmonia esquelética, através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento da maxila e/ou mandíbula.
Por depender do crescimento, a Ortopedia Facial deve ser realizada em crianças durante o período de crescimento e necessita da total colaboração do paciente, pois, os aparelhos devem ser usados integralmente, para que se possa obter alterações neuromusculares e ósseas.