Dúvidas Frequentes

Porque procurar um tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico visa atender a 3 objetivos principais: estética, função e saúde. Se seus dentes estão desalinhados comprometendo seu sorriso, se apresenta comprometimento da mastigação, abertura e fechamento da boca ou se você possui inflamações frequentes nas gengivas ou cáries recorrentes pela posição dos dentes, é provável que você seja um forte candidato à necessitar de tratamento ortodôntico.

Não. Pacientes de todas as idades podem ser beneficiados pelo uso de aparelhos ortodônticos. Desde que haja saúde das estruturas que dão sustentação ao dente (osso e gengiva), a correção da posição dos mesmos pode ser feita em qualquer idade, mesmo em pacientes acima de 70 ou 80 anos. Já no caso das crianças o tratamento pode ser iniciado a partir dos 3 anos de idade, desde que a criança tenha maturidade emocional para aceitar o tratamento.

Não. O que ocorre, é que se o paciente não mantém uma higiene adequada dos dentes, há um acumulo de placa bacteriana ao redor dos bráquetes ou no vão entre os dentes. Os restos alimentares associados à ação de bactérias produzem ácidos que descalcificam os dentes, fazendo surgir manchas brancas ou cavitações, que são os buraquinhos em tons de marrom a preto. Portanto, o que causa cárie é a falta de higienização e não o aparelho em si.

Dúvidas Frequentes

Dói usar aparelho ortodôntico?

É normal que nos 2-3 dias subsequentes à ativação do aparelho (troca de fios e borrachinhas) o paciente sinta um pouco de sensibilidade nos dentes ou desconforto ao comer. A dor considerada aceitável não deve impedir o paciente de se alimentar ou durar mais do que 3 dias. Caso isso ocorra, é indicado que o paciente entre em contato com seu ortodontista, pois a força aplicada sobre os dentes pode ter sido excessiva.

O tempo média de um tratamento ortodôntico é de 2-3 anos. Logicamente, esse tempo pode sofrer ser influenciado por fatores como a idade do paciente, gravidade do caso, tipo de aparelho utilizado ou da mecânica aplicada, grau de colaboração do paciente, se o paciente falta ou não das consultas ou costuma descolar bráquetes com frequência.

Sim. Toda vez que movimentamos os dentes com o aparelho ortodôntico os mesmos ficam numa posição instável, pois leva-se um tempo para que os tecidos ósseos e gengivais se adaptem à nova posição. Para que haja estabilidade dos resultados obtidos com o aparelho fixo é indispensável que o paciente use a contenção ortodôntica, que na arcada superior normalmente é realizada com aparelho removível; e na arcada inferior com uma “barrinha” de fio metálico colada na parte de dentro dos dentes da frente. O tempo de uso pode variar muito, mas normalmente deve durar no mínimo 4 meses na arcada superior. Já no caso da “barrinha”, esta pode ficar presa aos dentes por tempo indeterminado.